Introdução Alimentar - Os Métodos de Introdução
Você provavelmente conhece os populares purezinhos ou papinhas, mas você já ouviu falar em baby-led weaning, ou simplesmente BLW, como a gente vê por aí? Esse método, que em tradução livre significa algo como "desmame liderado pelo bebê", tem se tornado cada vez mais popular aqui na Europa, e também nos Estados Unidos e até no Brasil. É um método de introdução alimentar conhecido por incentivar a autonomia do bebê durante as refeições, por permitir que ele manuseie a comida e assim pratique a sua destreza, e também decida quando está satisfeito e não quer mais comer.
Parece uma ideia sensacional né? Maaaas o baby-led weaning pode não ser a melhor opção para todas as famílias. Como consultora de nutrição, a minha função é justamente orientar sobre os diferentes métodos de oferecer sólidos, sempre tendo em mente que não há um método "certo". A jornada de cada bebê com os sólidos é tão única quanto o próprio bebê. O único método certo é aquele que parece ser o mais adequado pra você, o seu bebê e a sua família. Todo mundo tem diferentes culturas, crenças, e preferências alimentares, então a minha prioridade é auxiliar mães e pais a seguirem seus instintos.
Eu sou pessoalmente fã do baby-led weaning, mas mesmo com todo o meu conhecimento, uma combinação de baby-led weaning e purês acabou sendo o método mais apropriado pra minha família. E outras famílias podem ter vários motivos pelos quais começar a introdução alimentar com só purês ao invés de baby-led weaning, ou uma combinação. Independentemente das intenções de cada pai ou mãe, eu sempre recomendo que os meus clientes permaneçam flexíveis sobre o método de introdução alimentar. Então se você agora tá se perguntando - ok, mas por onde eu começo? Como faço pra escolher um método?
Baby-led weaning pode ser uma boa opção pra você se:
‣ A sua família já faz refeições saudáveis, que também possam ser oferecidas pro seu bebê.
‣ Se você acredita que o seu bebê é capaz de se auto-regular e escolher a quantidade certa de comida que ele quer e precisa.
‣ Se você se sente devidamente informada sobre o tamanho, formato e textura mais seguros ao oferecer sólidos, e esse é um assunto pra um outro post!
‣ Se você entende que engasgar é seguro e normal, e você consegue ficar calma se o bebê engasgar ou se o reflexo de vômito dele for acionado. Eu pessoalmente tive uma certa dificuldade com isso, e se os pais têm uma reação muito energética podem acabar assustando o bebê. A refeição acaba sendo mais estressante do que prazerosa.
Mas atenção! Nesse contexto, engasgar não é o mesmo que sufocar. Engasgar é bem dramático, e o bebê faz muito barulho enquanto expulsa a comida da boca. Já sufocar é silencioso, porque as vias respiratórias são bloqueadas. Então engasgar é natural, mas se o bebê estiver sufocando é necessário intervenção imediata dos pais! Tem vários vídeos no YouTube sobre ressuscitação cardiopulmonar que eu recomendo que você assista se você se sente nervosa sobre engasgos.
Se todo esse perfil que eu acabei de descrever não é o seu, talvez seja melhor começar com purês. Purês podem ser adequados para famílias onde:
‣ Os pais não se preocupam em preparar refeições especiais apenas para o bebê; mesmo se preferir oferecer purês, nada de comprar potinho de papinha pronto!
‣ Também é um método adequado pra pais que são capazes de ler e responder com confiança aos sinais de satisfação do seu bebê. Quando o bebê começa a virar a cabeça pros lados é uma indicação de que ele tá satisfeito - não fique tentada a convencer o bebê a comer mais do que eles quer.
‣ Purês também são ótimos pra quem fica muito ansioso com engasgos e não consegue ficar calmo enquanto o bebê come sozinho.
‣ E finalmente, esse é um método adequado pra que não se sente confiante sobre o tamanho, formato e textura seguros para oferecer sólidos.
Se você decidir fazer a introdução alimentar com purês, eu sugiro introduzir comidas no estilo baby-led weaning no mais tardar aos 9 meses de idade, pra que seu bebê possa interagir com a comida e desenvolver esse manuseio e um paladar mais variado.
Como eu já falei, por aqui a gente acabou optando por uma combinação de métodos. Aí a recomendação é começar a refeição com o baby-led weaning, quando o bebê tá com mais fome e mais animado pra interagir com a comida, e depois passar pro purê quando ele começar a cansar.
Espero que esse post tenha te ajudado a entender um pouco melhor os métodos diferentes de introdução alimentar e qual método é mais adequado pra sua família. Me diz o que você achou aqui embaixo!